LogoPNGBRANCO

Soluções

Higiene Ocupacional

Higiene ocupacional é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar riscos ocupacionais no ambiente de trabalho.

Estes riscos ocupacionais são agentes ambientais que podem causar doenças ou danos à saúde ou integridade física dos trabalhadores.

Eles incluem:

  • Riscos físicos, relacionados a quedas, lesões corporais, ruído, choques, queimaduras, entre outros;
  • Riscos químicos, relacionados a agentes e substâncias que possam ser nocivas ou perigosas;
  • Riscos biológicos, relacionados a vírus, bactérias, fungos ou outros agentes biológicos que podem contaminar ou infectar o trabalhador
  • Riscos ergonômicos, que podem causar perturbações físicas ou psicológicas;
  • Riscos mecânicos, relacionados a equipamentos ou máquinas que podem causar lesões.

Ruído Ocupacional

O Ruído Ocupacional é mais um dos inúmeros riscos que podem afetar os trabalhadores em um ambiente de trabalho. Se não for eliminado ou atenuado através das medidas de controle de risco, poderá prejudicar a saúde e a segurança física dos profissionais.

Agentes Químicos

A higiene ocupacional juntamente com a química, explora as interações de agentes químicos com o organismo do trabalhador e todos os fatores importantes no aparecimento de um agravo à Saúde do Trabalhador, bem como sua prevenção.

Vibração Ocupacional

As pessoas que são mais atingidas pela vibração ocupacional são as que trabalham com maquinário pesado, que causa tremulações. Quem lida com o asfaltamento de ruas, compactação de terra, perfuração ou executa qualquer outro trabalho que envolve exposição a vibrações está sujeito a sofrer dores no corpo e desenvolve problemas degenerativos com o passar do tempo.

Monitoramento de Calor

calor , um dos agentes ocupacionais , pode ser avaliado como fator responsável por insalubridade ambiental, em que, segundo a NR 15, Anexo 3 (BRASIL, 1978), temperadas extremas influenciam negativamente a saúde e bem-estar do trabalhador.